sábado, 20 de fevereiro de 2010

26ª Volta Pedestre da Cidade de Itu

Mais uma vez a equipe da ALA esteve na Volta Pedestre da Cidade de Itu. Neste ano, a 26ª edição da prova foi comemorativa aos 400 anos da cidade.
Poderia começar descrevendo o dia quente com o sol que não deu trégua aos corredores, destacar alguns atletas da elite brasileira do pedestrianismo, entretanto vou falar da aniversariante, mais precisamente da participação da população, da beleza do trajeto e do exemplo de organização para uma prova muito boa e relativamente barata em comparação aos outros eventos da mesma natureza.
O local escolhido para a largada e chegada da prova contou com uma boa estrutura de estacionamento, local bem sinalizado, vestiários amplos, banheiros, distribuição dos kits de maneira rápida e eficiente. Tudo o que se espera encontrar em uma boa competição.
A largada sofreu um pequeno atraso que foi justificado pelos integrantes da Federação Paulista que estiveram fiscalizando a prova. Segundo eles, existiam alguns pontos no trajeto que ainda precisavam de mais sinalização. Depois do problema sanado, a largada aconteceu com espaçamento de tempo entre os pelotões: PCD, Feminino e por último o Geral.
A cidade que está comemorando os 400 anos tem muitos prédios centenários e este ano o trajeto de 10k foi alterado, passando pelo centro histórico.
Enquanto os atletas faziam o percurso eu fiquei esperando no local destinado para a chegada. Aproveitei para ver as barracas dos vendedores de tênis, roupas, revistas, fotos e todo o comércio que gira no entorno destes eventos esportivos. Realmente o pedestrianismo se transformou numa febre entre os praticantes de exercícios e um bom negócio para muitos.
A estrutura do funil de chegada, o atendimento médico, as barracas para a distribuição das frutas e hidratação ficaram bem localizadas, assim não houve congestionamento dos atletas. Os primeiros colocados da Geral Masculino e Feminino tiveram os nomes divulgados em pouco tempo e logo na sequência foi feita a premiação em um pódio colocado ao lado do palanque principal. As demais categorias foram premiadas em outro pódio montado dentro do Ginásio Municipal Prudente de Moraes, logo após a chegada de todos os participantes.
As observações a seguir são do trajeto, sendo assim eu passo a bola para a Dani que continuará este relato.

...

É a segunda vez que participo da Volta de Pedestres de Itu e espero que não seja a última. Posso dizer que foi uma corrida quase perfeita, ainda bem, porque tudo que é perfeito é muito chato.
As observações começam com a entrega dos kits, além de rápida e organizada surpreendia pela qualidade. Na sacola tinha um suco, uma barra de cereal, uma camiseta e um squize, tudo de ótima qualidade. Depois de pegar o kit e do aquecimento fui esperar a largada. Foi onde a prova cometeu seus pecados. Resolveram que as mulheres largariam em um pelotão separado, na frente e com três minutos de antecedência. O problema começou porque anunciavam em um microfone que nem todos ouviam, principalmente quem estava no meio e no fim do pelotão geral, resultado: muitas mulheres, inclusive eu, acabaram não ouvindo e largando junto com o pelotão geral. Outro problema foi o fato de atrasarem a largada, apesar da justificativa, é difícil ficar no sol, no calor e no meio de uma multidão, 15 minutos além do previsto.
Agora a corrida: desde a largada até o fim da prova a população de Itu acolheu muito bem todos os atletas e os quase atletas (como eu), participando, torcendo ou apenas assistindo.
A corrida é cheia de altos e baixo (e que altos) mas, na minha opinião, estas subidas e descidas fazem com que a prova não se torne cansativa (chata).
Este ano os organizadores preparam uma surpresa muito boa para todos, houve pequena mudança no percurso, e a prova acabou sendo um passeio turístico pela cidade de Itu, bem ao estilo de uma comemoração de 400 anos.
O trajeto passou por praças, casarões antigo, o semáforo gigante, bares charmosos de mesinha na calçada e até na frente do famoso Bar do Alemão (que segundo o nosso amigo Pelisson tinha uns caras vestidos de italianos na frente), e posso afirmar que teve lugar que deu até vontade de parar e ficar por ali tomando um Chopp.
Também merece ser destacado o grande número de postos de hidratação, sempre com água gelada e fresca e sem problemas de aglomeração. Isso sem contar um bom número de chuveirinhos espalhados pelo trajeto.
Outro ponto que me chamou a atenção, e mais uma vez mostrando a participação da população, que não encara a corrida como um transtorno mas como uma festa, foi o fato de vários moradores esperarem com mangueiras nas calçadas prontos para refrescarem os corredores naquele calor escaldante.
A chegada foi tranquila, a área entre a chegada e a entrega do chip era bem ampla o que evitava tumulto, haviam pontos de hidratação e área médica muito bem localizadas.
No fim recebi uma medalha linda, peguei minhas coisas e fui tomar banho nos vestiários, uma coisa quase impensável em outras corridas.
Terminei a noite feliz por estar limpa e cheirosa e ter participado de uma corrida tão linda.

Dani
...



Distribuição dos kits dentro do Ginásio Prudente de Moraes


Fuguras excêntricas, mas necessárias em todas as provas


Atletas da equipe da alegria durante o aquecimento dos risos


Andréia Oliveira, Dani Graf e o Fumaça -coordenador Técnico da ALA.


Minutos antes da largada, concentração do atleta paraolímpico, Odair dos Santos.


Algumas fotos das largadas.


1ª Largada - Atletas do pelotão PCD


2ª Largada - pelotão Feminino


3ª Largada - atletas do Geral

Mais fotografias da corrida estarão na página da A.L.A. neste endereço: http://www.flickr.com/photos/alaeamigos/ ou na lateral do BLOG ALA&Amigos no Menu +Fotografias.


Mas...


A Dani, Lile e Andréia tomaram banho para sair na foto, então não poderia deixar de postar a foto delas esperando o término da premiação.


Já que estavam todos limpinhos, seria maldade não colocar a foto da equipe da A.L.A. que foi até Itu, também o nosso motorista que tem muita paciência, ou problema auditivo, pois aguentar estes atletas não é tarefa fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário